25 de setembro de 2021


Vereador Carpegiane Silvestre o defensor da causa, Animal!!

O artigo em discussão é sobre a criação de um Hospital Municipal Veterinário (HMV), um olhar sobre o problema, pertinência…

Por Eduardo Santos , em Goiás Opinião Política Saúde Últimas , em 30 de novembro de 2019 Tags:, ,

O artigo em discussão é sobre a criação de um Hospital Municipal Veterinário (HMV), um olhar sobre o problema, pertinência do tema, qualidade e efetividade da proposta do Vereador Carpegiane. Em sua aparição recente em um canal de mídia web de nosso município o mesmo levantou dentre seus principais projetos a criação do HMV.

Considerando a apuração de nossa população do último senso (2010), temos 84.443 habitantes, e para sermos econômicos nos cálculos, assim a composição básica de uma família sendo um casal e dois filhos, se dividirmos esta pelo número de habitantes, chegaremos a 21 mil famílias, fato é que em cada família há pelo menos um pet ( animal doméstico). A população de animais domésticos em Senador Canedo-GO é por baixo estimada então no expressivo número de 21 mil animais, e deve-se considerar que esta população animal cresce à uma taxa de 5,2%.

Fosse população de animais eleitores aptos a votar, teríamos votos suficientes para ter eleito um prefeito e sua base aliada com pelo menos 5 vereadores na situação. Mas não temos representantes sérios que erga essa bandeira, por que o número de munícipes defensores, protetores e apoiadores da causa animal é muito baixo, para atraírem a atenção e dar visibilidade para esta causa, isso não dá votos aos nossos políticos! Será?

Engana-se porem quem pensa que não temos defensores dentre os integrantes da política Canedense, tanto na Câmara Municipal de Senador Canedo como no Executivo, a causa é nobre e pertinente quando vista considerando que a nossa maior pasta de governo e de destinação de verbas pública, é a Secretária de Saúde!!

A Saúde Única, é uma abordagem que tem como objetivo e perspectiva incentivar a atuação conjunta, com visão multidisciplinar e considerando o meio ambiente, de forma a suprir e fazer com que a saúde ótima alcance as pessoas, animais em um ambiente controlado. Uma estratégia que visa compreender e resolver os problemas contemporâneos de saúde criados pela convergência humana, animal e ambiental. A política adotada em nosso sistema de saúde, deveria ser tratada assim, mas não é o caso. Ainda que o discurso proferido em entrevista recente, o vereador Carpegiane Silvestre tenha feito menção à Saúde única, querendo mostrar-se conhecedor da saúde pública, trataremos aqui de demonstrar que está longe disto.

As questões que se apresentam são: qual a real necessidade, importância e sobretudo capacidade, condições de termos um Hospital Municipal Veterinário (HMV) em Senador Canedo?

Passamos a uma radiografia do problema e avaliação da proposta, se ela é pertinente.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Fonte: http://www.senadorcanedo.go.gov.br/nova-sede-do-centro-de-zoonozes-e-entregue/

Confesso que não tenho o histórico sobre desde quando temos um CCZ, em nosso município, sei que nesta gestão em 5 de maio de 2017, com a presença de autoridades municipais e funcionários do órgão foi feita a Inauguração do CCZ. A estrutura que fica rua JJ 1 Chácara Boa Vista e Fazenda Boa Vista do Retiro- Boa Vista na zona rural, presta-se a atender a comunidade no controle de animais, com suspeita de zoonoses, orientação sobre posse responsável, inspeção sanitária, além de retirada de animais maiores (cavalos, bois, entre outros) que estão em perímetro urbano. Na ocasião, os atores políticos que lá estavam para descerrar a placa, prefiro não citar seus nomes, não assinala a presença de nosso defensor mor da causa animal, que conste não estava presente nesta solenidade.

O CCZ funciona unidade própria, com uma equipe formada por técnicos em favor da saúde pública dos animais da cidade, e ao que conste com o seguinte quadro de funções e escala de trabalho:

SERVIDORES CARGO ESCALA DE TRABALHO
ESTATUTÁRIO ASSISTENTE ADMINISTRATIVO Segunda à Sexta 08:00hs às 17:00hs (Com Intervalo de 1hs – Almoço)
ESTATUTÁRIO AUXILIAR DE LIMPEZA URBANA Segunda à Sexta 08:00hs às 17:00hs (Com Intervalo de 1hs – Almoço)
ESTATUTÁRIO AUXILIAR DE SERV GERAIS Segunda à Sexta 08:00hs às 17:00hs (Com Intervalo de 1hs – Almoço)
ESTATUTÁRIO AUXILIAR EDUCACIONAL Segunda à Sexta 08:00hs às 15:00hs (Com Intervalo de 1hs – Almoço)
ESTATUTÁRIO VETERINARIO – ANALISTA DE SAUDE Segunda à Sexta 08:00hs às 12:00hs
COMISSIONADO ASSESSOR ESPECIAL I Segunda à Sexta 08:00hs às 17:00hs (Com Intervalo de 1hs – Almoço)
COMISSIONADO GERENTE DE VIGILÂNCIA EM ZOONOSES Segunda à Sexta 08:00hs às 17:00hs (Com Intervalo de 1hs – Almoço)
COMISSIONADO SUPERVISOR ADMINISTRATIVO I Segunda à Sexta 08:00hs às 17:00hs (Com Intervalo de 1hs – Almoço)
COMISSIONADO SUPERVISOR ADMINISTRATIVO II Escala – 12X36 – Noturno (19:00hs às 07:00hs)

O objetivo é atender denúncias para resgate de animais suspeitos de zoonoses (raiva e leishmaniose), além de animais de grande porte soltos em via pública. Quando da inauguração, percebam na imagem, que é vinculada um agente de saúde animal, com um cachorrinho no colo, a preocupação com o controle de saúde animal foi a tônica e apelativa.

No evento, destaque para a fala do prefeito municipal Divino Lemes explicando a importância do órgão: “Parte dos técnicos das zoonoses é responsável pela inspeção no Frigorífico JBS, que garante exportação e emprego a centena de famílias. Além do cuidado no resgate animal, que deve ser tratado com dignidade e respeito”.

Quais são os números de animais domésticos, em Senador Canedo? Temos informações que em Goiânia existem aproximadamente 200 mil animais abandonados na região metropolitana, entre cães e gatos, dados do Centro de Zoonoses. Aqui em Senador Canedo justamente por falta de dados, ficarmos com 5% de projeção, então é possível que temos ao menos 5 mil animais abandonados pelas ruas do município

O descaso.

Ouvindo Moradores que se preocupam de fato, e ocupam a lacuna ainda existente na saúde animal, relatam que o projeto para o “HMV é antigo, mas não é sério”, lutam há anos sozinhos, combativos, e por cima têm recebido críticas e retaliações, e é fácil de entender. De um lado temos na atual gestão da Secretaria da Saúde, uma crise, descaso total, faltam medicamentos, equipamentos sucateados, atrasos no pagamentos de servidores, e consequentemente maus tratos à funcionários e usuários do sistema de saúde. Como aceitar de forma natural que seja construído um HMV, se não temos o básico, se não temos um Hospital para atender-nos que dirá aos animais domésticos e soltos pelas ruas!?

Movimentos em torno do problema!

Participaram do encontro, a promotora Marta Loyola, secretário municipal de Saúde, Carlos Maranhão, presidente da AMMA, Baltazar Fonseca, e técnicos das duas pastas.

Em 5 de agosto, foi realizada no Ministério Público de Senador Canedo uma reunião técnica para discutir a possibilidade da construção de um Abrigo para Animais em Situação de Risco. Participaram da discussão, técnicos da AMMA, Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Controle de Zoonoses e Ministério Público. Feito o TAC (Termo de Compromisso, Responsabilidade e Ajustamento de Conduta), parceria entre a administração municipal e recursos privados de empresas com investimentos na cidade. Este abrigo tem por finalidade o acolhimento, tratamento veterinário, castração, além do espaço para doação responsável. Também foi destinado uma unidade móvel para ser utilizada como consultório, para procedimentos de pré e pós-operatório, circulando nos bairros de forma itinerante.

Projeto acordado, aprovado e autorizado a construção pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária. Quem sabe como está a construção e o funcionamento do Abrigo? Os Vereadores?

É função do Vereador fiscalizar, e que se tenha notícia nenhum, nem mesmo nosso defensor mor da causa Animal, participou ou acompanhou, ou sabe a quantas anda este projeto!

Sabe-se que temos vacinações atrasadas há mais de 2 anos, tanto para doenças virais, como para raiva, e as castrações será que estão sendo realizadas?

Temos histórias terríveis de que nosso vereador, ciente e nada faz, por exemplo de um pitbull, que foi mutilado no próprio ccz, por falta de procedimento adequado, e aí o que tem a dizer? Há algo que não está claro, o Vereador faz distribuição de frutas forma gratuitas, mas não tem atenção, e empregado seu tempo, que nos custa caro para amparar ou defender sua bandeira para com os animais domésticos, e este é um apenas um caso.

A grande parceria!

Nosso defensor mor da causa Animal, não está sozinho! Parceiros e trabalhando, de forma “harmoniosa” e uníssona, o prefeito arrojado, em 8 de Novembro de 2018, recebeu a autorização da Câmara, e decretou o projeto de propositura do Vereador Carpegiane, transformando em Lei de nº 2.157/18, a criação do Hospital Público Veterinário, e não é só, está comporta também a criação de Postos de Saúde à toda população animal de Senador Canedo, e como de costume seu entorno, ainda que em breve Goiânia também terá o seu, obras já autorizadas pelo prefeito daquele município!

Agora se perguntarmos ao Vereador Carpegiane Silvestre, ele não sabe dizer: Onde há um número maior de animais domésticos, em quais bairros, nem tão pouco saberá dizer onde se encontram concentradas a população de baixa renda de Senador Canedo, quantos são! (Agora depois desta matéria terá essa obrigação). Além disso desconfio, que a lei feri a constituição, que trata a todos como iguais, senão por quais motivos o atendimento deverá ser aos portadores de animais domésticos, com baixa renda, Será restrito?

Atenção aos “Conselhos Veterinários”, parcerias com clinicas veterinárias não por nada se não porque não acreditamos na fiscalização, que a bem da verdade não há por parte de nossos agentes políticos.

Mas este artigo, faço um esforço para entender, a motivação e até que ponto é pertinente a criação e instalação de um Hospital Municipal Veterinário em Senador Canedo. É preciso lembrar que Políticas de investimento em todos os setores, deveriam passar por uma análise minuciosa e lastreadas por dados estatísticos, um planejamento que possa sobre tudo dar sustentabilidade ao projeto, e principalmente neste caso. Por que há, efetivamente sabemos uma correlação com a saúde humana, pode-se e deve ser estimulada, contudo, uma certa independência e controle, na população de animais, visto que há concorrência com outras demandas inclusive no atendimento a saúde humana. Sim e ao meu ver, de ordem superior, tais como o cuidado com os idosos, não há que se preterir os animais a um ser humano, porém temos muitos problemas neste setor.

Para não sermos taxados contrários a vida animal, de gatos, cães e outros pets, fica uma reflexão, se não temos saúde para nós, tem a prefeitura condições de prover saúde a nossos animais?

Agora, a construção a viabilidade de um HMV, os custos deste projeto não sairão por menos de 3,5 milhões, um projeto modesto, e os postos de saúde e a manutenção desses equipamentos públicos, chegaremos em qual valor de investimentos? Dinheiro carimbado de origem e dotações orçamentárias próprias?

De onde e como proverão, mão de obra especializada, será a maioria formada por comissionados, um grande batalhão de cargos em comissão, um hospital cheio de chefias?

De onde sairá os recursos para equipamentos de ultrassonografia, laboratoriais e outros?

De onde sairá os recursos para medicamentos?

A radiografia de nosso defensor mor Animal, está feita! E nela encontramos pendurados por suas assinaturas num projeto, que o município no atual momento não tem condições de arcar, todos os demais vereadores, que não tem capacidade de avaliar concretamente quais são as prioridades de nosso município, nem tão pouco de atender-nos com soluções viáveis e efetiva. Gestores irresponsáveis!

Apelo político eleitoreiro!

Nosso defensor da causa Animal, Vereador Carpegiane, como a maioria dos políticos querem sempre construir, função que não é prerrogativa de uma vereador, e pior falta-lhes capacidade analise dos problemas, isso é comum na maioria de nosso Edis, bem como faltam-lhes uma visão para a promoção, qualificação e melhor emprego dos recursos que já dispomos, por que não aprimorar, e qualificar o que temos. Por que não fiscalizar e otimizar o espaço físico do CCZ, e seu quadro de servidores? O que ele tem a dizer do andamento do processo do abrigo, está concluso?

Eleitores próximo ao Vereador sentem-se traídos na confiança depositada, muito discurso e pouca prática e sobre coisas inviáveis, e a julgar pela forma como é feito o controle do que já existe, o hospital é apenas uma bandeira para sua reeleição.

 

Eduardo Santos.

Munícipe de Senador Canedo, formado em Administração com ênfase em Comercio Exterior, Tecnólogo em Estradas, Técnico em Planejamento de Obras.

Política de privacidade: Esse site usa cookies em seus plugins. Ao aceitar você confirma que aceita os termos e está ciente. Para mais informações acesse nossa política de privacidade

Configurações de privacidade e salvos!
Configurações de Privacidade

 

Quando você visita qualquer site, ele pode armazenar ou recuperar informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Controle seus Serviços pessoais de cookies aqui.


Analytics

Os serviços contidos nesta seção permitem que o proprietário monitore e analise o tráfego da Web e possa ser usado para acompanhar o comportamento do usuário.

Google Analytics (Google Inc.)

O Google Analytics é um serviço de análise da web fornecido pela Google Inc. (“Google”). O Google utiliza os dados coletados para acompanhar e examinar o uso do SeuApp, preparar relatórios sobre suas atividades e compartilhá-los com outros serviços do Google. O Google pode usar os dados coletados para contextualizar e personalizar os anúncios de sua própria rede de publicidade.
Dados Pessoais coletados: Cookies e Dados de Uso. https://canedonews.com.br/Local de processamento: Estados Unidos –Política de Privacidade – Recusar. Participante do Privacy Shield.

Acompanhamento de conversões do Facebook Ads (Facebook, Inc.)

O acompanhamento de conversões do Facebook Ads é um serviço de análise fornecido pelo Facebook, Inc. que conecta dados da rede de publicidade do Facebook com ações executadas no SeuApp.
Dados Pessoais coletados: Cookies e Dados de Uso. Local de processamento: Estados Unidos –Política de Privacidade. Participante do Privacy Shield.

Acompanhamento de conversões do Google Ads (Google Inc.)

O acompanhamento de conversões do Google Ads é um serviço de análise fornecido pelo Google Inc. que conecta dados da rede de publicidade do Google Ads a ações realizadas no SeuApp.
Dados Pessoais coletados: Cookies e Dados de Uso. Local de processamento: Estados Unidos –Política de Privacidade. Participante do Privacy Shield.

Declínio todos os Serviços
Aceitar todos os Serviços