
A COVID-19 é o vírus que expôs toda a nossa fragilidade, países com sistemas “imunológicos” mais amadurecidos por moléstias passadas como crises, guerras, catástrofes naturais e muitos mais séculos de construção socioeconômica, política e cultural a nossa frente puderam lidar um pouco melhor com este momento.
Esse êxodo tecnológico apesar de toda bonança apresentada aos ávidos olhares às telas da nossa acelerada geração, revela as profundas desigualdades, a ausência de projetos de modernização tecnológica, a contínua desindustrialização, a tardia inclusão tecnológica e o baixo alcance dela na educação pública principalmente criam o pano de fundo do nosso “Back End” – o que está por detrás de toda essa aplicação digital.
Do grande ao pequeno empresário foram colocados num mesmo patamar onde não mais se compete pela infraestrutura física para a oferta de produtos e serviços. Todo negócio requer reflexão e análise de tendências do consumo dentro de cada nicho, isso não mudou.
A debandada para o mundo digital sem a reaprendizagem para análise do cliente sem nunca tê-lo visto ou falado pessoalmente acarretarão em investimentos precoces, o quanto se aplica não é a fórmula do sucesso das mídias digitais, engajamento, segmentação, leads, jargões do marketing digital cujos significados denotam um ambiente de novos desafios e recomeço para todos do experiente aos aprendizes.
Os meios digitais são ferramentas, e como tais, requerem técnica, preparo e aperfeiçoamento. O mundo não nega que o brasileiro é trabalhador, o que nos diferencia dos outros mercados de trabalho não é o quanto trabalhamos mas, a qualidade da hora trabalhada. Há muito tempo se discute e lutam para redução de cargas horárias e as tecnologias tendem a diminuir o tempo para desempenhar atividades rotineiras aumentando a qualidade de vida e os ganhos.
Não tem como falar de crescimento, desenvolvimento, educação, saúde, trabalho, segurança sem pensar em tecnologia que por sua vez subsiste devido a todas estas outras, elas coexistem só através deste equilíbrio poderemos superar estes desafios.