POLÍTICA EM SENADOR CANEDO
A Ambulância do Vereador, Clientelismo ou Altruísmo!?
Eu não sei quantos veículos adquiridos pela Prefeitura de Senador Canedo, no total foram destinados, nestes últimos 8 anos (2011-2019) à secretária da saúde. Nem tão pouco, das despesas e gastos nas manutenções para manter as condições de uso dos mesmos pela população. O que podemos supor, é que não foi o suficiente para atender a população a ponto de Vereadores, terem que fazer uso e repartir seus parcos vencimentos na aquisição de ambulâncias para socorrer a população carente de amparo social em nosso município! Talvez, o Edir (Vereador) embrenhando-se em financiamentos, ou até mesmo sacrificando a compra de um carro novo para seu lazer dominical, para servir aos seus eleitores. Numa atitude desinteressada por certo!POLÍTICA EM SENADOR CANEDO
O Veículo percorre todo o município e Região Metropolitana, em alguns casos com o nome e Rosto estampado do nobre Vereador.
Em 2013, em Senador Canedo, foram adquiridas 6 unidades modelo Saveiro 1.6 zero km, e conforme matéria[i] (link ao final do texto), dispunhamos de mais 7 e nos próximos meses o município contaria com duas das grandes, para UPA e outra para a Maternidade Aristina Cândido. Vejam, que o desgaste parece ser muito destes veículos, e as que tínhamos, já bem surradas seguiram para leilão.
Mas o que me questiono é se essa prática seria clientelismo ou puro altruísmo por parte de nossos Edis? De qualquer forma,no mínimo, atesta com todas as letras e de forma bem precificada, a incompetência da Gestão Pública Municipal, bem como a da Câmara de vereadores, na impossibilidade de cobrar, e exigir que o município cumpra com seu dever constitucional, de prover transporte e sáude digna aos seus cidadãos. É claro que para as pessoas com certo discernimento,estas recebem, de urgência, a ajuda extraordinária de um socorro na ambulância do nobre Vereador, com total reconhecimento, sem que para isso fique refém ou obrigado a votar no mesmo por isso, entretanto para as pessoas simples, ah!, Essas, o seguirão e se tornarão seus fiés eleitores.
Para um reflexão melhor, segue abaixo também (em pdf, copie e cole a url) a referência de uma pesquisa sobre este assunto abordado pela Doutora em Serviço Social pela PUC/SP Ana Cristina Vieira.
Está é uma prática que é comum em vários Municípios de nosso país e que me causa no mínimo estranheza! E que a população tem em conta como um grande benefício e de atitude altruísta, por parte de bondosos vereadores.
Será que é uma estratégia para aliciar e sequestrar o voto do munícipe, de uma forma sutil?
Seria Clientelismo ou genuíno Autruísmo?
https://diariodegoias.com.br/cidades/3118-novas-ambulancias-ja-atendem-a-populacao-de-senador-canedo
http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/3724/1759